Segurança dos bancos digitais: dá pra confiar com a minha grana?

Julio Dario

Diretor de tecnologia na Neon

Conta digital - 2 de Agosto de 2018
Tempo de leitura:

Quando você começa a pensar em guardar sua grana num banco, é bem provável que a sua primeira preocupação seja com a segurança. E tá mais do que certo! Afinal de contas, todas aquelas economias que você conquistou são resultado do seus trampos e de todo seu esforço, e ninguém quer ver esse dinheiro tão suado indo embora fácil.

Só que nisso mora um grande erro. A galera geralmente associa segurança bancária com aqueles cofres enormes (tipo os que aparecem na série La Casa de Papel) e uns seguranças grandões com armas e tal. Sem dúvida isso ajuda a inibir alguns malandros de entrarem no banco pra roubar tudo, mas não é só esses assaltos “tipo filme” que acontecem.

Um dos crimes mais comuns hoje em dia é a fraude digital. Uns caras copiam o site do banco, manda um e-mail pra a galera, quem cai no conto vira estatística de roubo. Sim, até os próprios bandidos já perceberam que é muito mais fácil roubar o dinheiro da conta das pessoas pela internet, sem ter que colocar aquelas toucas de assaltante, trocar uns tiros com a polícia e estampar a sua cara em todos os jornais.

Por conta dessa mudança, começaram a surgir as dúvidas sobre a força do internet banking e, principalmente, como os bancos digitais podem ser seguros. E faz sentido essa dúvida, pois, se os caras estão roubando pela internet, por que eu vou colocar toda minha grana num banco 100% digital?

O que nem todo mundo tá ligado é que os bancos digitais são super seguros! Sim, a galera que desenvolve esse tipo de empresa sabe que os bandidos estão de olho neles, por isso a segurança é reforçada. Não tá acreditando? Então se liga nas próximas linhas!

Veja 3 razões que comprovam a segurança dos bancos digitais

1. Uso de tecnologias de ponta em segurança

Não dá pra vacilar. O negócio do banco digital é dinheiro, então não dá pra ficar de bobeira. Bancos digitais vão atrás do que há de mais moderno e eficiente pra proteger a conta dos clientes.

Quer alguns exemplos?


1- Reconhecimento facial: não é só na foto do Facebook que isso funciona não! Dá pra fazer do reconhecimento uma ótima ferramenta de segurança! Pra isso, as empresas vão atrás, discutem, escolhem bons fornecedores e aplicam essas técnicas nos seus processos de segurança.


2- Criptografia: ela é um tipo de código que protege as informações e faz com que a leitura dos dados criptografados seja muito mais difícil, o que vai dificultar pra caramba a vida de quem tenta roubar seus dados.


A criptografia é muito utilizada, tanto por sites de compras como por sistemas de informação, bancos digitais e mais um monte de empresa. Sabe por que eles usam? Porque funciona e porque surgem criptografias mais eficientes a cada dia, e isso tudo contribui pra embaçar a vida de quem tenta tirar sua grana!

3- Pra fechar esse tema, aqui na Neon a gente usa a autenticação via selfie: poucos bancos (digitais ou não) usam esse sistema pra validar as transações. E não tem nada mais seguro do que saber que somente alguém tão lindo como você pode tirar sua grana do banco! (Forçamos a barra? Mas realmente achamos você lindo por confiar na gente!)

Todas essas ferramentas mostram a preocupação e deixam os bancos digitais muito mais seguros.

2. Dispositivos móveis são bem seguros. E os bancos digitais estão ligados nisso

Em outro post aqui do blog nós já falamos que a segurança nos bancos digitais pode ser até maior que nos bancos tradicionais, e isso acontece porque os bancos digitais são focados nos dispositivos móveis, que são mais seguros que o PC da sua casa.

Você deve estar se perguntando “ah, mas meu pc tem antivírus, firewall e tudo mais”, com certeza seu PC é seguro (se você se esforça pra isso também, né?), mas o smartphone é ainda mais. Primeiro porque as fabricantes sabem que as pessoas perdem celulares muito mais do que perdem computadores.

Por conta disso, os celulares têm muitos mais bloqueios de acesso e travas de segurança (código desenhado, PIN, impressão digital, reconhecimento de voz, etc). Além disso, os celulares possuem no seu hardware uma bela criptografia pra dificultar a vida dos bandidos.

3. Segurança é Core Business

Dinheiro é parte importante do negócio de um banco digital, afinal, sem ele não tem negócio, certo? Mas tem outra coisa que a gente pode considerar como core business (que nada mais é do que uma palavra gringa pra dizer quais são as coisas mais importantes que a empresa vende/oferece), que é a segurança.

Sem bons protocolos de segurança, um banco digital não vai conseguir convencer ninguém a abrir conta com ele. É muito importante ter segurança como um diferencial, por isso os bancos digitais investem pesado em tecnologias de ponta e no desenvolvimento dos melhores aplicativos pra você cuidar da sua grana do jeito mais tranquilão do mundo.

Essas são algumas razões de como um banco digital pode ser seguro, e mostram como você pode confiar neles sem crise. Eles estão prontos pra deixar sua grana super segura. Se você é do tipo de pessoa que curte uma novidade útil e cheia de tecnologia e eficiência, vai se encontrar quando fizer sua conta na Neon!

Curtiu o texto? Então não deixe de dar uma navegada no nosso blog pra descolar mais uma dicas feitas com todo cuidado pela nossa equipe pra você!

Nova call to action

Baixe o APP

Receba dicas para lidar com
a sua grana no seu e-mail

Comentários