O uso do design como fator de segurança nos apps de contas digitais

Alexandre Álvares

Diretor de marketing da Neon

Conta digital - 11 de Outubro de 2018
Tempo de leitura:

Já falamos sobre algumas das diferenças fundamentais entre contas digitais e bancos tradicionais. Mesmo com negócios semelhantes, a forma de se relacionar com o cliente e as plataformas principais são bem diferentes.

Você já sabe né? Serviços financeiros digitais não possuem agências, fazem todos seus serviços pela internet e são super focados no atendimento e experiência do cliente.

Essas são características bem marcantes, mas tem um outro fator que nem sempre é discutido e é importantíssimo para a experiência e segurança do cliente de um serviço financeiro digital, além de ser um ponto que diferencia bem as contas digitais. 

Por mais inacreditável que possa parecer, o design é ponto chave para as contas digitais. E ele vai muito além do que um simples fator estético. O design de aplicativos influencia em coisas muito importantes para seu bom funcionamento, e aqui estamos falando de experiência do cliente e segurança dos processos.

Ficou complicado entender a relação entre o universo do design e a segurança de aplicativos

Então confira algumas informações que a gente separou para você entender melhor como funciona o entrosamento entre duas coisas que parecem não ter muito a ver, mas que se unem para trazer algo fundamental para qualquer consumidor: uma experiência de uso simples e segura.

O design de aplicativos e sua importância para a experiência do cliente

Falar em design não fica restrito a temas como seleção de imagens, cores ou a fonte dos textos. O design também serve para orientar outros aspectos do desenvolvimento de produtos digitais, dentre eles, a experiência do cliente e a segurança do aplicativo. Por exemplo:

  • A maneira como as informações são distribuídas em uma página;
  • O local exato para inserir botões e formulários;
  • A forma mais fácil de sair de uma função e voltar para o menu principal.

Tudo isso é desenvolvido com auxílio do design, porém, não apenas com base nele. O design tem o importante papel de compilar e criar as informações e ideias que são desenvolvidas. 

Ele tem como base fatores muito importantes como capacidade tecnológica, experiência de uso, compliance (conjunto de normas e regras que dão legalidade para o trabalho) e segurança.

As equipes responsáveis por desenvolver o app de serviços financeiros digitais possuem profissionais atuando nesses assuntos e, junto com eles, está a galera do design, que vai pegar todas aquelas ideias e regras necessárias e transformar em um produto que seja fácil para o cliente usar e, ao mesmo tempo, seguro. 

Em certos casos, é a equipe de design, com seu olhar amplo, que consegue enxergar falhas no desenvolvimento, que podem comprometer a segurança do aplicativo e sua usabilidade.

Resumindo tudo isso: o design tem como principal função compilar aspectos importantes e entregar algo visualmente agradável, funcional, intuitivo e simples de usar. É sobre esses fatores (principalmente a usabilidade) que se constrói a experiência do cliente nas contas digitais.

Lembre-se de algo importante: nem tudo se resume a dinheiro quando o assunto é experiência com um serviço financeiro digital e suas ferramentas.

O design faz com que outros setores inovem, inclusive em segurança

Existem fatores que influenciam o trabalho do pessoal do design do aplicativo das contas digitais, certo? Mas o caminho contrário também acontece. O time de design também gera insights e puxa a reflexão sobre melhorias que precisam ser desenvolvidas em outros setores.

Quer um exemplo? No momento de criação da Neon, os desenvolvedores não queriam usar um sistema de segurança chato como os que geram senhas diferentes a cada acesso. 

Apesar de serem pouco amigáveis, esses sistemas funcionam, mas chegam até dar um pouco de preguiça de entrar no app. Diante desse dilema, a solução era encontrar uma forma de manter tudo bem seguro, mas fazendo a verificação de segurança do aplicativo de um jeito mais rápido, prático e simples.

E a solução veio do design, e surgiram então ideias como usar a impressão digital e o reconhecimento facial por meio de selfie.

Essas mudanças foram propostas pensando no design do aplicativo e no uso da ferramenta pelos clientes, e são um bom exemplo de como a segurança tem a ganhar com o design e vice versa.

O design também é um processo de criação que tem toda uma reflexão sobre as fragilidades que surgem na segurança do aplicativo. Os designers são capazes de olhar para os recursos inseridos por eles no app/site e pensar “isso aqui pode ser uma brecha para algum problema”. 

E, com essa reflexão, a equipe também ajuda na criação de um produto mais forte e funcional.

O design vai muito além do aspecto visual. Ele é muito importante para projetar, planejar e desenvolver recursos digitais seguros e fáceis de usar, fundamental para deixar a experiência do cliente mais simples e sem grandes complicações.

Gostou de saber como o design pode influenciar e ajudar na melhoria da segurança do aplicativo? Para ler mais conteúdos sobre contas digitais, dá uma olhada no nosso blog!

Nova call to action

Baixe o APP

Receba dicas para lidar com
a sua grana no seu e-mail

Comentários