Como seria minha vida se eu economizasse 10% do meu salário?

Fabio Ramalho

Diretor financeiro da Neon

Minha grana - 12 de Julho de 2018
Tempo de leitura:

Você já ouviu alguém dizendo aquela velha frase que diz “quem poupa tem?”. Pois é, por mais que seja um pensamento tão antigo quanto os seus avós (que provavelmente são os que mais falam esse tipo de frase), a temática dela continua bastante atual.

Economizar nunca sai de moda. Muito pelo contrário, conforme o cenário econômico brasileiro foi se tornando mais desafiador, a questão das economias entrou ainda mais em foco.

Antigamente, a obsessão das pessoas era uma caderneta de poupança bem gordinha. Isso se explica também pelo contexto do país naquele momento. Durante anos, o brasileiro viveu com poucos bens de consumo à disposição, as importações eram restritas e a tecnologia era algo bastante distante da realidade do povo.

Também não havia uma grande oferta de passeios gastronômicos e culturais, que movimentam boas quantias de dinheiro no mercado. Resumindo, era mais fácil guardar dinheiro naquela época, principalmente por não haver tanta oferta de locais e coisas legais para gastar a grana.

Diante disso, nossos pais e avós construíram suas economias, enquanto isso, nós vamos ficando para trás. Uma pesquisa divulgada pela emissora norte americana CNN  apontou que 66% dos jovens, entre 21 e 32 anos, não possuem nenhum centavo guardado para sua aposentadoria.

A realidade é uma só: poupar faz bem para o futuro, por isso você sempre escuta alguém falando sobre a importância de guardar dinheiro.

Mas quanto poupar por mês? E se você guardasse 10% do seu salário, como seria a sua vida? Como colocar isso em prática?

É isso que a gente separou para você ler nas próximas linhas. Aprenda quanto poupar por mês e como fazer esse dinheiro render ainda mais. Confira!

Como começar a guardar dinheiro?

Bom, poupar não é só pegar uma parte da sua grana e mandar para a conta. É preciso uma certa estratégia para guardar dinheiro direito, tanto para que não falte para seus custos de vida quanto para que a quantidade poupada mês a mês não seja muito pequena.

Tem gente que gosta de aumentar 1% ao mês até chegar a 10%. Mas, pense bem:

  • Imagine que você ganha 3 mil reais por mês.
  • No primeiro momento, você poupa 30 reais, no segundo mês 60, no terceiro mês 90.
  • Parece legal a ideia de ter 180 reais poupado em três meses, contudo, se você estabelecer como meta 10%, sua primeira “poupada” já vai ser de 300 reais!

Por mais dolorido que seja arrancar esse dinheiro da sua mão logo que ele cai na conta, vale a pena introduzir a poupança como se fosse um boleto a ser pago por mês, já fazendo o “pagamento” desse débito logo que o dinheiro cai na conta.

E por que começar a economizar com 10%?

A ideia de começar com um décimo do seu salário pode parecer desafiador, mas é só um “aquecimento” para o real índice recomendado pelos especialistas, que é de 30%.

Se você começar aumentando um ponto percentual por mês, vai levar dois anos e meio até chegar nos 30%! Não existe regra de quanto economizar mensalmente, porém, quanto maior for sua contribuição mensal, melhores serão os resultados colhidos ao longo da vida.

E se o dinheiro faltar?

Calma, pode ser complicado pensar em tirar 10% do salário da sua mão, mas pense na seguinte situação:

  • Imagina que você tem uma emergência financeira e precisa aplicar 10% do seu salário para resolvê-la.
  • É bem provável que seu mês tenha menos regalias e gastos desnecessários, mas você vai ser virar, certo? Esse é o pensamento!


É preciso mudar um pouco a sua realidade, analisar os gastos, prever alguns custos desnecessários e reavaliar alguns hábitos para que você consiga poupar numa boa.

Sem uma análise e um pouco de força de vontade, sua poupança vai ficar menor do que o esperado. Portanto, pense bastante na sua rotina e veja onde ela pode se adaptar à essa nova realidade onde uma “emergência financeira” vai aparecer todo mês.

O que eu ganho com isso?

Além de tranquilidade para o futuro, muitos planos podem ser concretizados a partir de uma poupança bem feita. Se você se pergunta como guardar dinheiro para aquele intercâmbio dos sonhos ou como economizar para pegar uma balada sensacional a resposta está aqui: guarde uma parte da sua grana mês a mês.

Seus avós estão certinhos, quem poupa tem! Tanto para realizar um sonho grande e caro, como comprar uma casa ou fazer um mochilão pelo mundo, quanto para pequenas vontades, como fechar um camarote junto com os amigos na melhor festa do ano!

Economizar traz tranquilidade e abre possibilidades para investimentos maiores (compra de ações, criptomoedas, títulos da dívida, etc) e também para concretizar seus desejos.

Apesar de parecer um grande desafio, poupar é, na verdade uma ótima oportunidade de crescer, amadurecer sua relação com o dinheiro e se preparar para qualquer desafio financeiro que surja em seu caminho!

Gostou de aprender como e quanto poupar por mês? Então não se esqueça de navegar pelo nosso blog pra conhecer outros conteúdos incríveis feitos pra você!

Ah, não se esqueça de um detalhe importante: faça a sua conta da porcentagem sobre o valor líquido e não sobre o valor bruto, assim você trabalha somente com a grana concreta, já que parte do seu salário é retido para pagamento de contribuições ao INSS e benefícios.

Nova call to action

Baixe o APP

Receba dicas para lidar com
a sua grana no seu e-mail

Comentários