Como aumentar o Serasa Score para aprovar crédito bancário

Leandro Benincá

Educador financeiro e Embaixador Neon

Minha grana - 24 de Outubro de 2018
Tempo de leitura:

Opaaaa! Calma lá, calma lá… não se desespere. Tá difícil conseguir sua aprovação para o tão sonhado cartão de crédito Neon? Vim te contar o que pode estar por trás dessa aprovação, que é o Serasa Score para aprovação de crédito bancário.

Paga tudo em dia e não teve o crédito aprovado? Por quê?

Cartão de crédito é uma comodidade sensacional, não é? Ainda mais se ele for sem anuidade, internacional, e super fácil de gerenciar - como o cartão da Neon!

E tem bastante gente que cai no desespero quando tenta solicitar seu cartãozinho querido, e recebe um não como resposta (eu sei, a rejeição dói).

Mas sabia que mesmo quem tem todas as contas em dia, sem dever nada pra ninguém, pode ter seu pedido de crédito rejeitado? É!

E isso não tem nada a ver com você ser uma pessoa honesta, que paga tudo certinho. Tem muitas outras coisas que são levadas em consideração na hora de te dar esse “não" tão doloroso.

Então segura aí, que vou te ensinar a contornar essa situação e conseguir o seu acesso ao crédito (que pode te trazer muitas vantagens).

Não é sobre cartão, é sobre crédito!

Eu quero deixar bem claro, pra começar, que a minha ideia aqui é te ensinar boas práticas de aquisição de crédito, e não só “como conseguir um cartão”. Isso faz toda a diferença na sua vida financeira, porque ter um bom perfil de crédito pode te ajudar em muitos pontos da sua vida, não apenas na hora de pedir um cartão de crédito.

Nova call to action

Ter um bom perfil de crédito pode te dar acesso a muitos privilégios e comodidades, pode te facilitar na hora de alugar aquele apê dos seus sonhos, baratear as taxas que você paga em muitos lugares, ter melhores financiamentos, te dar acesso à seguros mais vantajosos e baratos e, claro, te abrir as portas para o maravilhoso mundo de vantagens dos bons cartões de crédito!

Entendendo seu score ou pontuação de crédito

É importante você saber disso: não são só bancos e financeiras que fazem análise de crédito.

Quando alguma empresa faz sua análise de crédito, ela busca te dar uma pontuação, que indica a probabilidade de você pagar em dia por aquilo que você está comprando.

Essa pontuação é chamada de SCORE.

Normalmente, você ouve falar do score de duas empresas: O Serasa e a Boa Vista SCPC. O que pode te fazer pensar que, se você está com score alto nessas duas empresas, seu crédito está garantido, né?

Calma lá… Calma lá…

Não é só o Serasa (e a Boa Vista SCPC)

Entende uma coisa: Serasa e Boa Vista SCPC são duas empresas fornecedoras do serviço de análise de crédito, mas elas não são as únicas. Aliás, pra te conceder crédito, uma empresa nem precisa consultar o Serasa e a Boa Vista SCPC.

Geralmente, os bancos e financeiras usam as informações destas empresas como base, mas têm também os seus próprios setores de crédito interno, e fazem seus próprios scores.

Justamente por isso que meu objetivo aqui é fazer você aumentar seu score por completo, e não só com uma dessas marcas. Anota aí: "boas práticas de aquisição de crédito” - é pra sua vida!

Quando se fala em cartão de crédito, por exemplo, um fator determinante pode ser o seu relacionamento com o próprio banco.

Aqui na Neon, por exemplo, já demos a dica de como você pode aumentar suas chances de conseguir o seu cartão de crédito:

-       Tenha uma conta digital Neon ativa (faça seu depósito inicial)

-       Seja Neon+ (faça pelo menos 10 compras com o cartão físico ou virtual todo mês)

-       Invista no CDB dentro do app da Neon

-       Use o seu cartão virtual

Mãos à obra!

Crédito é confiança. Ponto.

Quanto mais transparente você for, mais fácil é de se confiar em você, concorda? As empresas que concedem crédito concordam.

Então, a primeira dica é manter suas informações atualizadas. Se as suas contas estiverem registradas em endereços diferentes, por exemplo, como vão saber com exatidão onde você mora? O mesmo vale para números de telefone e endereço comercial. Mantenha esses dados atualizados, que com certeza isso gera pontos positivos a seu favor.

Outro ponto, e talvez o mais importante de todos: as suas práticas financeiras. Elas denunciam se você é um bom ou mau pagador, mesmo sem ter o nome sujo na rua.

Quer fazer o teste? Mesmo com as contas em dia, você:

  •     Usa seus limites de cartão ou cheque especial com frequência?
  •     Dá aquela atrasadinha de um ou dois dias nas suas contas?
  •     Vive pedindo crédito em várias empresas?

Pois é, essas práticas podem advogar contra você.

Parece incoerência, mas eu vou te dar uma DICA DE OURO, presta atenção aí:

Só peça por crédito quando você NÃO precisar dele.

É, não é piada. Você leu direito.

Pensa comigo: se você tá desesperado em busca de crédito, isso quer dizer que você tá sem dinheiro, não é? E como alguém vai dar crédito, tendo o risco de não receber o dinheiro de volta?

Quem busca muito crédito vai perdendo pontos no seu score porque, estatisticamente, isso indica que a pessoa não é muito boa com a gestão das próprias finanças. E quem usa a totalidade do crédito que tem, também.

Se você já tem um cartão de crédito, por exemplo, e usa todo mês até muito perto do limite, isso pode indicar que a sua gestão financeira tá meio atrapalhada, e você precisa recorrer ao crédito todo mês pra fazer as contas fecharem.

7 dicas para aumentar seu Serasa Score e aprovar o crédito

Pra fazer um resumão, eu vou deixar 8 dicas para você melhorar o seu score de crédito, que valem para qualquer instituição:

1. Limpe seu nome (é CLARO!)

Se você tem contas atrasadas, dívidas pendentes, nome negativado… não tem como te ajudar né, my friend?

Pagar suas dívidas é um compromisso moral seu, e você tem que dar um jeito. Liga para os seus credores, negocia com eles, parcela, pega um empréstimo com juros menores… O importante é pagar as suas dívidas e limpar seu nome!

2. Consulte seu score antes de sair pedindo crédito por aí

Nesta hora, vale usar o Serasa e a Boa Vista SCPC como referências. Se o seu score anda muito baixo, é mais seguro você tentar colocar as minhas dicas aqui em prática ANTES de pedir seu crédito.

Como eu disse antes, fazer um pedido de crédito também baixa seu score temporariamente.

3. Se você já tem um cartão de crédito, use menos o seu limite disponível

Já expliquei isso ali em cima, mas é bom lembrar: se você usa todo o seu limite, todo mês, pode parecer que você não gerencia suas finanças direito, e precisa de crédito para fazer as contas fecharem.

4. Mantenha um bom histórico de pagamento

Seja rigoroso com as contas que estão no seu CPF. Pague TODAS em dia.

E um detalhe: ao contrário do que se acredita por aí, pagar antecipado não te ajuda em nada a mais, ok? Basta pagar no dia do vencimento, que tá tudo certo.

Se você tem o dinheiro na mão antes do vencimento, faça um favor pra si mesmo e deixe esse dinheiro rendendo no CDB diário da Neon até o dia de pagar a conta! :)

5. Não tem histórico de pagamento? CRIE o seu!

Essa vale principalmente se você tá começando sua "vida financeira" agora, tá no primeiro emprego, e ainda não tem muitos registros de que você é um bom pagador.

Como criar um histórico de pagamentos? Passe algumas contas para o seu CPF (e pague tudo em dia, claro). Vale a conta de energia e água de casa, aluguel, parcelamentos que a família vai fazer, etc.

6. Inscreva-se no cadastro positivo

Empresas como Serasa e Boa Vista tem o serviço de cadastro positivo, e ele pode ser um bom indicador a seu favor.

Mesmo se você tem algo atrasado e tá lutando pra colocar em dia, o cadastro positivo pode mostrar que você está pagando as suas outras contas em dia, e somar uns pontinhos a seu favor.

7. Opte por parcelar algumas compras, quando o valor for o mesmo de pagar à vista

Se você não vai pagar juros por isso, pode valer a pena ter algum crediário ou parcelamento no seu nome, para melhorar seu score. E claro, pague em dia!

E aí, gostou das dicas? Espero que elas sejam úteis para você compreender como funciona o score de crédito e o que fazer para aumentá-lo.

PS: Duas curiosidades:

-       Score significa, literalmente, "pontuação" em inglês.

-       A pronúncia correta é 'scór', sem o E no final. ;)

 

Gostou desse artigo? Achamos que você também vai curtir esse aqui: Cartão de crédito e finanças em dia: dá jogo? Uma aula de gestão financeira 💳

Baixe o APP

Receba dicas para lidar com
a sua grana no seu e-mail

Comentários