Banco digital: saiba o que é, como funciona e se é seguro

Luiza Bortolatto

Conta digital - 30 de Novembro de 2018
Tempo de leitura:

Você ouviu falar sobre banco digital e está pensando se é uma boa opção? Está incomodado com o excesso de tarifas que seu banco cobra? Talvez você esteja se perguntando como funciona um banco digital. Como saber se seu dinheiro está seguro? Hoje vamos ajudar você a tirar essas e outras dúvidas.

A tecnologia está transformando o mercado financeiro. Queremos que você entenda que rolam umas diferenças entre o serviço oferecido por uma fintech, como a Neon, e um banco tradicional. 

Como funciona um banco digital?

Os bancos digitais estão mudando a relação dos brasileiros com o dinheiro. Você não precisa apresentar cópias impressas de documentos para abrir uma conta corrente, as tarifas são reduzidas ou inexistentes, o cliente é mais independente, o atendimento é online, você não pega filas e até pode investir seu dinheiro em poucos cliques.

A tecnologia, a praticidade e a acessibilidade devolveram parte do tempo das pessoas. Agora, ninguém mais precisa sair correndo porque o banco fecha às 16h, você faz tudo sem sair do lugar!

Pessoas, manutenção, materiais, transporte e gastos com segurança representam mais da metade das despesas administrativas no sistema bancário. Em um banco digital, o dinheiro economizado pode ser investido e aplicado em melhorias para a própria empresa.

Fique ligado: o nome banco digital costuma ser usado para se referir às fintechs que oferecem serviços financeiros de pagamentos e transferências, mas nem sempre essas fintechs são bancos, como é o caso da Neon, que é uma empresa de tecnologia e oferece uma conta de pagamentos.

Além da tecnologia, foco em transparência

Aqui na Neon, além das funcionalidades da conta, do fato de não ter tarifa mensal e as poucas taxas cobradas serem mais baixas, nos preocupamos ainda em ser transparentes  e ajudar você a controlar melhor o seu dinheiro.

Com o saldo inteligente, por exemplo, você compreende como está gastando seu dinheiro de acordo com a categoria (como restaurantes, lojas de eletrônicos, aplicativos de transporte etc).

O crescimento dos bancos digitais

Uma pesquisa da consultoria Bain & Company mostrou que 54% das pessoas confiam em pelo menos uma empresa de tecnologia mais do que nos bancos tradicionais em geral.

No mercado europeu, as fintechs são responsáveis por 65% das novas receitas geradas pela indústria financeira.

Uma pesquisa da Deloitte mostra que nas grandes cidades, entre 2016 e 2018, ao menos 7% das agências bancárias foram fechadas. A Federação Nacional dos Bancos (Febraban) registrou que o Brasil já tem mais de dois milhões de contas correntes 100% digitais.

Conta digital x conta digitalizada

Mas qual é a diferença entre as contas digitais das fintechs como a Neon e as contas digitalizadas, criadas por bancos tradicionais?

Na hora de criar uma conta digital em um banco tradicional, o raciocínio adotado é algo como “vamos pegar a eficiência da nossa conta física e transpor para o universo digital de uma maneira que funcione bem”. E essa fórmula funcionou muito bem desde o princípio, pois com o avanço do acesso à internet e a popularização dos computadores, fazia muito sentido criar um “atalho” até a agência.

Podemos dizer que a conta digital de um banco tradicional sofreu um processo de “digitalização”, uma adaptação do produto tradicional para uma plataforma atual.

E o que isso tem de ruim? Nada de muito preocupante, a não ser o fato de que a usabilidade dos recursos bancários ainda está focada na forma tradicional e isso impacta no produto que os bancos ofertam.

Já no caso das contas que nasceram digitais, como a Neon, todos os processos internos da conta, assim como os recursos ofertados aos clientes, são pensados para operar digitalmente, feita totalmente para funcionar na tela do seu smartphone, sem agência, sem burocracia e sem papel.

Vale dizer que a maior diferença entre bancos tradicionais e contas digitais é um negócio chamado “legado”: toda a infraestrutura de tecnologia, serviços e coisas do gênero de anos e anos ainda existem nas raízes dos grandes bancos e, por isso, eles levam muito tempo para se movimentar para o mundo digital, onde tudo se resolve rapidamente pelo celular.

E é exatamente pela soma desses dois fatores que as fintechs aceleram rápido, não trazem na bagagem trilhões de dados, equipamentos e histórias. Uma fintech que construiu um banco digital desde o início olha para um problema específico, ataca esse problema até criar uma solução rápida, eficiente e segura, sempre olhando para a experiência do usuário.

A Neon é uma conta digital -- isso significa que você resolve tudo através do app. As operações são seguras, seu dinheiro é assegurado pelo FGC (Fundo Garantidor de Créditos), você não precisa sair de casa e nem seguir horários para ser atendido.

Por que experimentar um banco digital?

Essencialmente, tudo se resume à experiência de uso.

Contas e bancos digitais tendem a olhar primordialmente para a experiência do usuário e seu relacionamento com o app. Há também um grande cuidado com o atendimento aos clientes, que muitas vezes estão insatisfeitos com a experiência (olha ela aqui novamente) do que rola nas agências.

As fintechs têm um alto foco em experiência do usuário e usabilidade dos seus produtos digitais. Todos os dias são discutidas e testadas melhorias para deixar o mais ágil e, principalmente, seguro. Experimente o serviço de um banco digital ou uma conta digital e  você irá sentir na prática!

E o que você tem a ganhar?

Com a conta digital da Neon, por exemplo, você consegue:

  • Abrir uma conta

  • Ter cartões de crédito e débito

  • Sacar dinheiro na rede Banco24Horas

  • Fazer transferências bancárias

  • Fazer depósitos via boleto

  • Fazer investimentos

  • Pagar contas

  • Fazer recargas

  • Indicar amigos e ganhar $ por isso

  • Ser Neon+

  • Ter tanto conta PF quanto PJ

  • Contar com um atendimento 24h por chat, redes sociais, e-mail e telefone

  • Ver seu saldo dividido por categoria de consumo

  • Consultar seu extrato

Você também pode investir seu dinheiro!

Uma das maiores vantagens dos bancos digitais, como vimos, é facilitar o acesso a serviços financeiros que pareciam complicados, como investir seu dinheiro!

De forma simples, sem palavras difíceis, a gente vai te explicar como funcionam os investimentos na Neon.

Os nossos investimentos são CDBs (Certificados de Depósito Bancário) do nosso parceiro, o Banco Votorantim. Eles rendem de 95% a 101% do CDI, o que é melhor do que a poupança.

Para a sua segurança e tranquilidade, os valores que você investe na Neon são garantidos pelo Fundo Garantidor de Crédito em até R$ 250.000,00.

Na Neon é possível fazer dois tipos de investimento:

1. Objetivo

O investimento certo para você juntar dinheiro e realizar um sonho. No Objetivo, você programa parcelas diárias ou mensais e vai juntando até alcançar o valor que quiser.

2. Livre

O modelo que faz seu dinheiro crescer sem precisar de parcelas programadas. Você escolhe quanto investir e pronto, o Livre já está rendendo. Aí, é só colocar mais dinheiro sempre que quiser.

Uma dica é deixar todo o seu dinheiro no investimento e resgate só o valor que precisar quando for pagar alguma coisa. Afinal, você pode resgatar a qualquer hora na Neon.

Se não tem tarifa mensal, como a Neon ganha dinheiro?

A Neon ganha dinheiro assim:

1 - Sempre que você faz uma compra é cobrada uma porcentagem do lojista.

2 - Recebemos uma parte da tarifa de transferências, boletos e saques. Além disso, toda vez que você paga uma conta pela Neon recebemos uma porcentagem pelo serviço - nesse caso não é cobrado de você.

3 - Uma parte da taxa de câmbio em compras internacionais fica com a gente.

Que tal experimentar uma conta digital? Você não precisa tomar a decisão difícil de fechar sua conta no banco onde já tem conta. Você pode ter os dois e avaliar o que funciona melhor para você! Baixe nosso app e faça parte da Neon :)

Gostou de aprender sobre banco digital e contas digitais? Talvez você goste de ler Segurança dos bancos digitais: dá pra confiar com a minha grana? e outros artigos aqui no nosso blog.

Baixe o APP

Receba dicas para lidar com seu dinheiro por e-mail

Comentários